quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

¤ Produtos Piauienses - Parte II

Você já deve ter ouvido falar muitas vezes que o Paiuí é um Estado quente e seco.
Realmente boa parte do Piauí sofre de um seca cruel na maior parte do ano, mas o que poucos sabem é que fomos abençoados com umas das maiores reservas de águas subterrâneas do mundo!
Essa característica já foi descoberta e está cada vez mais sendo aproveitada.
Em São João do Piauí nossas águas subterrâneas já abastecem as plantações de Uva, que estão cada vez mais produtivas e vem se destacando por serem bastante doces.
Além dessa reservas subterrâneas, temos o maior rio genuinamente Nordestino (Rio Parnaíba), e seus muitos afluentes e inúmeras barragens e lagoas que podem receber projetos de irrigação, piscicultura e lazer!

Somos recordistas na produtividade de grãos. Na cidade de Bom Jesus existe um bom investimento na produtividade da Soja, que nos orgulha por exportá-lo para todo o Brasil e também para o exterior.

Além da soja, cultivamos ainda o milho e o feijão, que por sua boa qualidade, também são exportados e são servidos na mesa de muitos brasileiros diariamente; cultivamos ainda a mamona, combustível verde em constante ascenção e de grande importância.

Somos também os maiores produtores Brasileiros da Cera de Carnaúba (uma matéria-prima de larga aplicação industrial). Da Carnaúba, também conhecida com "Árvore da vida" por serem aproveitadas todas as partes dela; além da cera, também podemos aproveitar as palhas (folhas) para fazer cobertura de casas e artesanatos em geral; os troncos, que funcionam muito bem como colunas bastante eficientes (pilares estruturais; o côco para o artesanato e sua polpa para alimentação.

Também somos o segundo maior produtor nacional de mel de abelha (com a vantagem de que nosso mel é de floração natural). Um mel cristalino e natural que é buscado por grandes Empresas e Turistas de todo o mundo!



Continua...

Ya debes haber escuchado acerca del calor y la sequia de Piauí. En parte es verdad, pero lo que pocos saben es que tenemos una de las mayores reservas de agua subterráneas del mundo!
Esa caracterista ya vieno siendo aprovechada hace un tiempo.
En São João do Piauí se utiliza esa água en las plantaciones de Uva, que se destacan por su dulzura.
Además esas reservas subterráneas de agua, tenemos el más grande río verdaderamente Nordestino (Rio Parnaíba), y muchos otros más chicos, barreras de agua y lagunas que pueden recibir los más diferentes tipos de poryectos.
Somos recordistas en la productividad de granos. En la ciudad de Bom Jesus existe una buena inversión en la productividad de soya, que exportamos para todo el Brasil y para el mundo.
Además la soya, cultivamos tambien maíz y frijol (porotos), que por su calidad tambien son exportados y servidos en la mesa de muchos brasileños; y la mamona, combustible verde bastante importante.
Somos tambien los más grande productores de ca Cera de Carnaúba (un producto de larga aplicación industrial). De la carnaúba, tambien conocida como "El Árbol de la Vida" por ser aprobechado casi todo de su planta, además la cera, utilizamos tambien las ojas para cobrir las casas (techos) y para artesanías, los troncos como columnas estructurales, el coco para la artesanía y su pulpa para la alimentación.
Tambien somos el segundo más importante produtor de miel de abeja (con la ventaja de que nuestra miel é ncompletamente natural). Una miel cristalina y natural que es buscada por grandes Empersas y Turistas de todo el mundo!
Sigue...

5 comentários:

AGENCIA GPM disse...

Ótimo seu blog amiga! E você é realmente capacitada profissionalmente!!! Parabén pela sua vontade de difundir seu Estado de piauí, pessoalmente não conheci muito dele porque passei de caminho a Fortaleza, e conocordo com você, muita gente só reconhece o calor como típico daquele divino Estado. Fiquemos en contato, eu sou jornalista e rdator, gostaria de te ajudar no que fosse preciso. Beijo.

Mah Nandes disse...

Muito obrigada pelo reconhecimento.
Faço o que está ao meu alcance e admito que ainda tenho muito o que melhorar...
Mas é exatamente do apoio dos leitores, admiradores e críticos que me fará crescer e tornar, de fato, meu blog conhecido.

Espero que numa próxima oportunidade você possa conhecer um pouco que de minha terra, que, embora seja sofrida e tenha muitos defeitos, também possui muitas coisas boas que merecem ser reconhecidas...

Uma vez mais, Obrigada!

jc disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jc disse...

Parabéns pelo blog!!! Precisamos mesmo difundir nosso Estado. Mostrar para o mundo nossas riquezas naturais, nossa cultura e nossa arte.
É divino fazer parte desta terrinha encantadora.

Conheçam nosso Estado e venham descobrir a magia do que é ser Piauiense!!!

Um beijo enorme de seu eterno fã!

Mah Nandes disse...

Obrigada pelas palavras, JC!!
Nosso Piauí realmente precisa de nosso apoio pra mostrar pro Mundo que nós temos muito mais do que eles imaginam, que também temos coisas boas, e não só calor, seca e pobreza, como estão acostumados a divulgar!

Espero continuar contando com seu apoio!